Depois da implantação da primeira fase da rede do Metropolitano, os eléctricos foram retirados do eixo Restauradores - Av. Liberdade - Marquês de Pombal - Av. Fontes Pereira de Melo - Av. António Augusto Aguiar.
Todas as carreiras que circulavam nestas artérias passaram a ter outros destinos e trajectos.
A Carreira nº 1 foi uma delas. Passou a circular entre a Praça do Chile e Benfica.
O percurso passou a ser:
Praça do Chile, Rua António Pereira Carrilho, Largo do Leão, Av. Manuel da Maia, Av. Rovisco Pais, Arco do Cego, Av. Duque de Ávila, S. Sebastião, R. Dr. Nicolau Bettencourt*, Praça de Espanha, Rua Professor Lima Basto*, Sete Rios, Estrada de Benfica e Benfica.
(* segmentos da Estrada de Benfica com nova toponímia)
Esta carreira foi suprimida em 1973.
Os Locais:
Praça do Chile (Anos 50)
Judah Benoliel
(Uma curiosidade: este fontanário foi transferido para o Largo D. Estefânia, onde ainda se encontra, e substituído pela estátua de Fernão de Magalhães)
R. António Pereira Carrilho / Largo do Leão / Av. Manuel da Maia (1966)
Arnaldo Madureira
Av. Rovisco Pais
Arnaldo Madureira
Arco do Cego (Estação)
Artur Goulart
Av. Duque de Ávila (início dos anos 70)
DR
S. Sebastião (R. Dr. Nicolau Bettencourt)
DR
Praça de Espanha
DR
R. Professor Lima Basto (IPO) (início dos anos 70)
DR
Sete Rios (1961)
Artur Goulart
Estrada de Benfica / Jardim Zoológico
Eduardo Portugal
Estrada de Benfica / Calhariz (Anos 50)
Judah Benoliel
Benfica / Terminal (Vista a partir da Rua Emília das Neves)
João H. Goulart
De João Fernando Valdez de Oliveira a 10 de Janeiro de 2011 às 16:53
Boa tarde, em relação à carreira 1, eu recordo com saudade, em que esta carreira tinha o seu início nos Restauradores, junto do café Palladium , de onde saia as carreiras 1A para o jardim zoológico e a 13 para Carnide, com a chegada do metro estas carreiras foram desviadas para praça do Chile e a supressão da 1A , lembro-me que que havia a transferência metro/carris em sete-rios e em entre-campos esta que ligava a carreira 2 para o Lumiar/Est. da Torre, é pena a supressão destas carreiras nos anos 70, assim como de outras de longo curso.
De
Visitante a 10 de Janeiro de 2011 às 20:15
Olá, João
O progresso não soube esperar por melhores condições de circulação...
É pena que o investimento feito em material mais veloz não tenha sido acompanhado por uma política de criação de novas linhas de eléctricos rápidos.
Enfim...
Cumprimentos
Visitante
De João Fernando Valdez de Oliveira a 11 de Janeiro de 2011 às 18:08
Não sei se haverá fotos do desvio do percurso dos eléctricos, nos finais dos anos 50, aquando das obras para metro no Marquês de Pombal, as carreiras foram desviadas a partir do marquês de Pombal para a Avenida Duque de Loulé e Rua Camilo Castelo Branco, prosseguindo depois pela Avenida Fontes Pereira de Melo, percurso já normal.
No arquivo de Setembro de 2008 falta foto do terminal dos eléctricos em Benfica, (tipo Raquete) eu tenho essa foto, só não sei para onde enviar, eu sei destas situações porque moro em Benfica desde 1955.
De
Visitante a 16 de Janeiro de 2011 às 20:45
Olá, João
Pode enviar-me a foto para henrique_marques1956@sapo.pt
É o endereço associado aos meus blogs.
Cumprimentos
Visitante
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