Depois da implantação da primeira fase da rede do Metropolitano, os eléctricos foram retirados do eixo Restauradores - Av. Liberdade - Marquês de Pombal - Av. Fontes Pereira de Melo - Av. António Augusto Aguiar.
Todas as carreiras que circulavam nestas artérias passaram a ter outros destinos e trajectos.
A Carreira nº 1 foi uma delas. Passou a circular entre a Praça do Chile e Benfica.
O percurso passou a ser:
Praça do Chile, Rua António Pereira Carrilho, Largo do Leão, Av. Manuel da Maia, Av. Rovisco Pais, Arco do Cego, Av. Duque de Ávila, S. Sebastião, R. Dr. Nicolau Bettencourt*, Praça de Espanha, Rua Professor Lima Basto*, Sete Rios, Estrada de Benfica e Benfica.
(* segmentos da Estrada de Benfica com nova toponímia)
Esta carreira foi suprimida em 1973.
Os Locais:
Praça do Chile (Anos 50)
Judah Benoliel
(Uma curiosidade: este fontanário foi transferido para o Largo D. Estefânia, onde ainda se encontra, e substituído pela estátua de Fernão de Magalhães)
R. António Pereira Carrilho / Largo do Leão / Av. Manuel da Maia (1966)
Arnaldo Madureira
Av. Rovisco Pais
Arnaldo Madureira
Arco do Cego (Estação)
Artur Goulart
Av. Duque de Ávila (início dos anos 70)
DR
S. Sebastião (R. Dr. Nicolau Bettencourt)
DR
Praça de Espanha
DR
R. Professor Lima Basto (IPO) (início dos anos 70)
DR
Sete Rios (1961)
Artur Goulart
Estrada de Benfica / Jardim Zoológico
Eduardo Portugal
Estrada de Benfica / Calhariz (Anos 50)
Judah Benoliel
Benfica / Terminal (Vista a partir da Rua Emília das Neves)
João H. Goulart