Uma página sobre o eléctrico, de hoje e de ontem...
.Mais sobre mim
.Pesquisar neste blog
 
.Posts recentes

CARREIRA Nº 28 - MARTIM M...

CARREIRA Nº 28 - GRAÇA - ...

CARREIRA Nº 28 - RUA DA C...

CARREIRA Nº 27 - CAMPOLID...

CARREIRA Nº 25 - R. ALFÂN...

CARREIRA Nº 25 / 26 - EST...

CARREIRA Nº 25 / 26 - EST...

CARREIRA Nº 24 - CARMO - ...

CARREIRA Nº 22 / 23 - S. ...

CARREIRA Nº 22 / 23 - S. ...

.Outras carreiras
Tags

todas as tags

.Arquivos

Maio 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Agosto 2009

Julho 2009

Maio 2009

Fevereiro 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Abril 2007

blogs SAPO
subscrever feeds
Domingo, 2 de Janeiro de 2011
CARREIRA Nº 27 - CAMPOLIDE - POÇO DO BISPO

 

Inaugurada em Julho de 1958, esta carreira circulou até 1990, altura em que foi suprimida, tendo sofrido duas grandes alterações durante a sua duração.

 

A primeira, foi um encurtamento ao Arco do Cego. Provavelmente devido à supressão das linhas de eléctricos entre S. Sebastião e Benfica/Carnide, o troço junto ao Largo de S. Sebastião da Pedreira (junto à Região Militar de Lisboa) foi desactivado.

 

Em 1975, a carreira foi prolongada do Arco do Cego a Campolide, efectuando terminal  na raquete junto à Av. Conselheiro Fernando de Sousa.

 

(Fontes: Luís-Cruz Filipe  e memória do Visitante)

 

 

Percurso:

 

Campolide (Av. Conselheiro Fernando de Sousa), Rua Marquês de Fronteira, S.Sebastião, Av. Duque de Ávila, Arco do Cego, Av. Rovisco Pais, Av. Manuel da Maia, R. António Pereira Carrilho, Praça do Chile, Rua Morais Soares, Praça Paiva Couceiro, Alto de S. João, Av. Afonso III, Madre de Deus, Rua de Xabregas, Rua do Beato, Rua do Açúçar, Praça David Leandro da Silva (Poço do Bispo).

 

 

Os locais:

 

Campolide (Terminal)

01-Campolide Av. Cons. Fernando Sousa

 

R. Marquês de Fronteira (Bairro Azul)

02-R. Marquês Fronteira - S. Sebastião

 

R. Marquês de Fronteira / Av. Duque de Ávila

03-R. Marquês Fronteira3

 

(Largo de S. Sebestião da Pedreira, antigo terminal) 

04(1)-Lg. S. Sebastião

 

Av. Duque de Ávila / Av. da República 

05-Av. Duque de Ávila Av. República

 

Estação do Arco do Cego 

06-Arco Cego - Artur Goulart

 

Av. Rovisco Pais

07-Av. Rovisco Pais

 

Av. Manuel da Maia

08-Av. Manuel da Maia

 

R. António Pereira Carrilho

09-R. António Pereira Carrilho21

 

Praça do Chile

10-Pr. Chile Arnaldo Madureira 1966

 

R. Morais Soares

11-R. Morais Soares1

 

Praça Paiva Couceiro

12-Pr. Paiva Couceiro

 

Parada do Alto de S. João

13-Alto S. João Parada

 

Av. Afonso III

14-Av. Afonso III muro 21

 

R. Madre de Deus

15-R. Madre Deus

 

R. Madre de Deus 

16-R. Madre Deus convento

 

R. Xabregas (Viaduto)

17-R. Xabregas viaduto

 

R. Xabregas (Viaduto)

18-R. Xabregas Viaduto

 

R. Xabregas 

18-R. Xabregas

 

Calçada de D. Gastão

19-Cç. D. Gastão

 

Rua do Grilo

20-R. Grilo Cruzto

 

Rua do Grilo (Igreja do Beato)

21-R. Grilo (2)

 

Rua do Beato

22-R. Beato

 

Rua do Açúcar

23-R. Açucar Soponata

 

Rua do Açúcar

24-R. Açucar

 

Praça David Leandro da Silva (Poço do Bispo)

25-Poço do Bispo

 Fotos DR, excepto as identificadas

 

 

 

Conduzido por Visitante às 17:28
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
13 comentários:
De Visitante a 7 de Janeiro de 2011 às 20:11
Ricardo, nesta fotografia não dá para ver. É provável que, na época desta fotografia em que aparecem o carro "Brill" e o "Caixote" na Av. República, já o metro possa ter sido construído e estivesse em funcionamento.

Visitante
De Ricardo Moreira a 7 de Janeiro de 2011 às 21:27
Sim, provavelmente o metro já estaria construído e a funcionar (o 27 nasceu apenas 1 ano e meio antes do metro abrir, logo seria uma grande "pontaria" aquela foto ser desses 18 meses). A minha dúvida surgiu por causa da fase do "milímetro ", com as composições do Ml de 2 carruagens e as estações a "condizer", bem mais curtas que as actuais para 6 carruagens.

Comentar post