Uma página sobre o eléctrico, de hoje e de ontem...
.Mais sobre mim
.Pesquisar neste blog
 
.Posts recentes

CARREIRA Nº 28 - MARTIM M...

CARREIRA Nº 28 - GRAÇA - ...

CARREIRA Nº 28 - RUA DA C...

CARREIRA Nº 27 - CAMPOLID...

CARREIRA Nº 25 - R. ALFÂN...

CARREIRA Nº 25 / 26 - EST...

CARREIRA Nº 25 / 26 - EST...

CARREIRA Nº 24 - CARMO - ...

CARREIRA Nº 22 / 23 - S. ...

CARREIRA Nº 22 / 23 - S. ...

.Outras carreiras
Tags

todas as tags

.Arquivos

Maio 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Agosto 2009

Julho 2009

Maio 2009

Fevereiro 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Abril 2007

blogs SAPO
subscrever feeds
Quarta-feira, 29 de Dezembro de 2010
CARREIRA Nº 25 - R. ALFÂNDEGA - PRAZERES

 

Conforme foi referido no post anterior, a circulação "Estrela-Gomes Freire" (nºs 25/26) foi extinta em 1991, em consequência de uma reestruturação do Largo Martim Moniz, levando a que fosse suprimido o serviço de eléctricos entre este largo, a R. de S. Lázaro, o Campo dos Mártires da Pátria e a Rua Gomes Freire.

 

Em sua substituição, foi criada uma "nova" carreira 25, que circulou entre o Largo do Corpo Santo e a Rua Gomes Freire (via Conde Barão, Santos, Lapa, Estrela, Campo de Ourique, Amoreiras, Rato, R. Alexandre Herculano e Rua Conde de Redondo).

 

Em 1994 foram retirados os eléctricos das Ruas Alexandre Herculano, Conde de Redondo e Gomes Freire, levando à extinção da carreira 20, ao desvio da Carreira 24 para o Cais do Sodré e da carreira 25 para o Largo do Carmo (via Rato e Príncipe Real).

 

Em 1995, foi extinto "provisoriamente" (até hoje...) o serviço de eléctricos no eixo Cais do Sodré - Rato - Amoreiras - Campolide, e em definitivo o eixo Amoreiras - Campo de Ourique. Em consequência, a carreira 25 foi desviada para a Parada dos Prazeres, onde passou a partilhar o terminal com a carreira 28.

 

Por fim, em 1996, verificou-se o prolongamento até à Rua da Alfândega, que vigora até à data.

 

(Fonte: Luís-Cruz Filipe )

 

A exemplo do que sucedeu nas outras carreiras actualmente em circulação, as fotos dos locais foram tiradas por mim.

 

 

Percurso:

 

Rua da Alfândega, Praça do Comércio, Rua do Arsenal, Praça do Município, Largo do Corpo Santo, Rua de S. Paulo, Rua da Boavista, Largo do Conde Barão, Largo Vitorino Damásio, Largo de Santos, Calçada de Santos-o-Velho (depois Ribeiro Santos), Rua S. João da Mata, Rua Garcia da Orta, Rua de S. Domingos à Lapa, Rua de Buenos Aires, Rua dos Navegantes, Largo da Estrela, Rua Domingos Sequeira, Rua Saraiva de Carvalho, Parada dos Prazeres.

  

 

Os locais:

 

Rua da Alfândega (Terminal) 

01- R. Alfândega (Terminal)

 

Rua da Alfândega (Terminal) - visão oposta

02 - R. Alfândega2 (Terminal) - visão oposta

Rua da Alfândega

03 - R. Alfândega

 

Praça do Comércio

04 - Pr. Comércio

Praça do Comércio

05 - Pr. Comércio

Praça do Comércio - Rua do Arsenal

06 - Pr. Comércio
Rua do Arsenal
07 - R. Arsenal
Praça do Município
08 - Pr. Município
Largo do Corpo Santo
09 - Lg. Corpo Santo
Rua de S. Paulo (arco)
10 - R. S. Paulo (arco)
Rua de S. Paulo (arco) - visão oposta
11 - R. S. Paulo
Rua de S. Paulo (Igreja)
12 - R. S, Paulo (Igreja)
Rua de S. Paulo - Ascensor da Bica
13 - R. S. Paulo Bica
Rua de S. Paulo - Ascensor da Bica
14 - R. S. Paulo Bica
Rua da Boavista
15 - R. Boavista
Largo do Conde Barão
16 - Lg. Conde Barão
Largo Vitorino Damásio
17 - Lg. Vitorino Damásio
Largo de Santos
18 - Lg. Santos
Calçada Ribeiro Santos
19 - Cç. Ribeiro Santos
Igreja de Santos-o-Velho
20 - Igreja de Santos-o-Velho
R. S. João da Mata
21 - R. S. João da Mata
R. S. João da Mata
22 - R. S. João da Mata
Rua Garcia da Orta
23 - R. Garcia de Orta
Rua de S. Domingos à Lapa
24 - R. S. Domingos à Lapa
Rua de Buenos Aires
25 - R. Buenos Aires
Rua de Buenos Aires
26 -R. Buenos Aires
Rua João de Deus
27 - R. Navegantes R. João de Deus
Largo da Estrela
28 - Lg. Estrela
Largo da Estrela (Basílica)
29 - Lg. Estrela (Basílica)
Largo da Estrela (Jardim)
30 - Lg. Estrela (Jardim)
Largo da Estrela - Rua Domingos Sequeira
31 - Lg. Estrela R. Domingos Sequeira
Rua Domingos Sequeira - a degradação do velho cinema "Paris"
32 - R. Domingos Sequeira
Rua Domingos Sequeira - Largo da Estrela
33 - R. Domingos Sequeira

R. Domingos Sequeira - Rua Saraiva de Carvalho - Rua Ferreira Borges

34 - R. Domingos Sequeira R. Saraiva de Carvalho
Rua Saraiva de Carvalho
35 - R. Saraiva de Carvalho
Rua Saraiva de Carvalho - Igreja do Santo Condestável
36 - Igreja St. Condestável
Parada dos Prazeres (terminal)
37 - Prazeres
Parada dos Prazeres (terminal) - visão oposta
38 - Prazeres
Fotos HM
Conduzido por Visitante às 16:16
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
4 comentários:
De Viajante a 8 de Junho de 2011 às 01:35
Caro Henrique Marques,

Sou jornalista e estou a ajudar um colega Dinamarquês a fazer uma reportagem escrita sobre Lisboa.

Um dos assuntos que ele gostava de abordar são os eléctricos de Lisboa.

Tendo visitado o seu blog, pareceu-nos que o sr. seria apessoa ideal para nos dar uma perspectiva mais aprofundada do assunto.
Para isso gostávamos de saber se estaria disponível para nos conceder uma entrevista. Como ele vai estar na cidade por poucos dias, gostávamos que se aceitar, a dita entrevista se realizasse o mais brevemente possível, eventualmente ainda hoje (4ª feira).

Aguardamos o seu contacto por este meio ou para o meu telefone: 91 7302074

Melhores cumprimentos,

André Magalhães
De Rui Lobo a 7 de Dezembro de 2011 às 17:46
gostaria de saber onde obter planos à escala destes eléctricos amarelos que aparecem nas suas boas fotos. Queria tentar reproduzir um à escala.
Já agora! Boa e informativa página
Agradecido

Rui Lobo
De vintee8 a 14 de Março de 2012 às 09:49
Mais fácil será completar um kit de modelismo que existe da marca OcCre. Ora consulte aqui: http://www.occre.com/index.php?option=com_productos&task=showProduct&idproducto=100&lang=en
Comprei o meu numa loja no Beloura Shopping.

Não é o 25, mas com algumas adaptações, consegue-se. Eu estou a fazer este modelo e estou a adorar.
Bom trabalho.
De César Guerreiro a 25 de Novembro de 2019 às 13:11
«Por fim, em 1996, verificou-se o prolongamento até à Rua da Alfândega, que vigora até à data.»
E ainda bem - acho eu - que à data já vigora um pouco diferente. Com a eliminação da raquete da Rua da Alfândega, hoje "Largo José Saramago", o 25E passou a ter o terminal na Praça da Figueira, ali acedendo e retornando via Rua da Prata e Rua dos Fanqueiros, assim recuperando um nadinha mais do velho percurso 25/26. Com a aparente nova onda de recuperação do possível em matéria de eléctricos, bem que poderiam/ deveriam achar alguma forma de reactivar os troços Amoreiras/ Campo de Ourique e Largo de São Roque/ Largo do Carmo. «Dominum oremus»

Comentar post