Esta carreira, inaugurada em 1901, teve, a exemplo de várias outras, algumas variantes:
Rossio - Poço do Bispo (1901)
Praça do Comércio - Poço do Bispo (1947)
Santos - Poço do Bispo (desde 1954)
Foi suprimida em 1966, por fusão com a carreira 16.
Percurso: Praça David Leandro da Silva (Poço do Bispo), Rua do Açúçar, Rua do Beato, Rua de Xabregas, Madre de Deus, Calçada da Cruz da Pedra, Rua de Santa Apolónia, Largo Caminhos de Ferro, Estação de Santa Apolónia, Lg. Chafariz de Dentro, R. Terreiro do Trigo, Campo das Cebolas, Rua da Alfândega, Praça do Comércio, Rua do Arsenal, Largo do Corpo Santo...
Aqui, verificava-se uma alternância de percurso, pois, por exemplo, um carro seguia por: Rua de São Paulo*, Rua da Boavista*, Largo do Conde Barão*, Largo Vitorino Damásio* - percurso inverso pela Av. 24 de Julho* e Cais do Sodré* - e Largo de Santos.
... e o carro seguinte percorria o Cais do Sodré*, Av.24 de Julho* - percurso inverso pelo Largo Vitorino Damásio*, Largo do Conde Barão*, Rua da Boavista* e Rua de São Paulo* - e Largo de Santos.
Os locais:
Poço do Bispo - Terminal
Rua do Açúcar - Mitra
Rua do Beato
Calçada de D. Gastão / Rua do Grilo
Calçada de D. Gastão
Rua de Xabregas
Rua de Xabregas / Viaduto
Rua da Madre de Deus
Rua da Madre de Deus / Calçada da Cruz da Pedra
Calçada da Cruz da Pedra
Rua de Santa Apolónia
Estação de Santa Apolónia
Largo do Chafariz de Dentro
Largo do Terreiro do Trigo
R. Cais de Santarém / Campo das Cebolas
Campo das Cebolas
Praça do Comércio
Rua do Arsenal
Praça do Município
Rua do Arsenal / Corpo Santo
Rua de São Paulo*
Rua da Boavista*
Largo do Conde Barão*
Largo Vitorino Damásio*
Av. 24 de Julho* (retorno)
Cais do Sodré* (retorno)
Largo de Santos
Todas as fotos DR, excepto as identificadas