Esta carreira teve algumas versões, que passo a descriminar:
Foi inaugurada em 1905, com o percurso inicial entre o Rossio e a R. Gomes Freire.
Em 1928, foi prolongada de Gomes Freire ao Rossio, via S. Lázaro e Martim Moniz, completando assim uma circulação, sendo a carreira 7 feita em sentido contrário.
Em 1947, ambas as carreiras foram suprimidas e substituídas por uma única carreira Restauradores - Gomes Freire, prolongada em 1950 à Praça da Figueira.
Foi suprimida em 1960.
Percurso:
Praça dos Restauradores, Av. da Liberdade, Rua Barata Salgueiro, Rua de Santa Marta, Rua Conde Redondo, Rua Gomes Freire, Campo dos Mártires da Pátria, Rua de S. Lázaro, Rua da Palma (sentido inverso, Poço do Borratém), Largo Martim Moniz e Praça da Figueira.
Os locais:
Praça dos Restauradores
DR
Av. Liberdade
DR
Av. Liberdade / R. Barata Salgueiro
DR
Rua de Santa Marta
DR
Rua Conde de Redondo
DR
Rua Conde de Redondo / Rua Gomes Freire
DR
Rua Gomes Freire
DR
Campo dos Mártires da Pátria
DR
Rua de S. Lázaro, perto da Morgue
DR
R. S. Lázaro (ao fundo a Igreja do Socorro, demolida nos anos 50)
DR
Entrada na Rua da Palma (vista para norte)
DR
A mesma entrada, vista para sul
DR
Largo Martim Moniz, Rua da Palma e Rua D. Duarte (sentido descendente)
DR
Poço do Borratem (sentido ascendente)
DR
Praça da Figueira, anos 40
DR
Praça da Figueira, Anos 50
DR
Visitante
De Luís Cruz-Filipe a 27 de Maio de 2009 às 16:15
Até aos anos 20, havia duas carreiras da Gomes Freire (uma por Santa Marta, outra por São Lázaro) que mais tarde foram juntas numa só de circulação. Uma das duas chegou mesmo a ir à Graça (Gomes Freire-Rossio-Graça).
A circulação original era da Praça do Comércio, tendo sido encurtada primeiro ao Rossio (1945) e depois à versão Restauradores/Praça da Figueira (1947); a alteração de 1950 foi apenas uma pequena alteração de terminal devido à alteração do traçado das linhas na Praça da Figueira.
Olá, Luis, e obrigado pelas suas achegas, que serão sempre bem vindas.
Um abraço
Visitante
De Bruno Pedroso a 28 de Maio de 2009 às 15:57
Boa tarde, gostaria de deixar aqui mais uma "achega" a este tópico...
Não sei ao certo qual a data, mas a carreira 6 chegou a ir ao Alto de São João e que consequentemente se fundiu mais tarde na 17.
Cumprimentos,
De Andre Bravo Ferreira a 28 de Maio de 2009 às 20:03
Em 1966 a carreira 17A (Pç do Comercio - Alto de S. Joao) passou a ser a carreira 6 e em 1973 fundiu-se com a 17.
Olá Bruno e André
Obrigado pelas vossas participações.
"Está na calha" a última versão da carreira 6, antes da fusão com a 17.
Cumnprimentos
Visitante
De Porto Santo a 18 de Junho de 2009 às 19:54
Em primeiro apresento-me como admirador do seu blog, e admirador dos eléctricos. Nesta carreira nunca andei, que me lembre, só se ao colo do meu avô outro amante destes amarelos.
E já agora fui à procura no A. Municipal de Lisboa, um acervo incrível de imagens, e está lá umas fotos com eléctricos sitos na Rua Conde Redondo, uma pelo menos na página 6, onde se vê um eléctrico a subir a dita rua, imagem essa que poderia substituir uma das colocaste...é só uma observação construtiva .
Um grande abraço,
Porto Santo.
Olá, Porto Santo, e bem vindo as estas paragens.
Eu sei qual a imagem e esta já está referenciada para as outras carreiras que circularam por ali.
Apenas se trata de uma (chamemos-lhe assim) gestão de imagens, é só.
De qualquer modo, obrigado pela observação.
Um abraço
Visitante
OLÁ DESCULPE A PERGUNTA MAS NÃO HAVIA A CARREIRA
7 QUE IA AU BATISTA RUSSO
CUMP: ZÉ LOPES
Comentar post