Esta Foto e as seguintes são de Eléctricos que foram comprados à Carris e agora circulam noutras cidades desse mundo fora.
Temos aqui o Carro 342, agora em Mar del Plata, Argentina...
... o 343, proveniente da série "Brill Boggies" "Salão" de 4 motores, também em Mar del Plata, Argentina...
Eis aqui um exemplar da série S. Luiz que a Carris vendeu para Detroit, nos EUA... Pois é, quem diria que a cidade-sede da Ford tinha lá este "chaço"...
Eis aqui o Carro 531, da série 508-531, em Whitehorse, Yukon, Canadá
Eis aqui um dos Carros da série "standard" 701-735, actualmente em serviço em A Coruña, Galiza, Espanha
... E este, também da mesma série, em serviço em Palma de Maiorca, Espanha.
... e aqui o Carro 533, em Kochi, Japão
Finalmente, embora com profundas alterações estéticas na carroçaria, o carro 910, em Kochi, Japão
De
Visitante a 3 de Setembro de 2008 às 14:03
Deve ser isso mesmo.
Apenas quanto à velocidade máxima, 50 km/h, só? ... Não acredito, poiss estes motores são mais potentes do que os antigos...
Um abraço
Visitante
De
Rui Pinto a 7 de Setembro de 2008 às 22:05
Boa Noite, e consegui mais estes dados num fórum dos eléctricos articulados.
CARROS ELÉCTRICOS ARTICULADOS
NÚMEROS DE FROTA 501 a 510 (Total 10)
ANO DE FABRICO 1994/1995
DATAS DE ENTRADA AO SERVIÇO
501 - 05/11/95 506 - 10/07/95
502 - 13/04/95 507 - 31/10/95
503 - 29/04/95 508 - 04/12/95
504 - 10/05/95 509 - 04/01/96
505 - 25/05/95 510 - 18/01/96
CARACTERÍSTICAS
CAIXA DUEWAG/CAF/SOREFAME
Comprimento total (mm) 24 020
Largura (mm) 2 400
Altura (mm) 3 430
Altura do piso (mm) 300/350/700
Lotação (6 Passag./m²) 201 (65 Sentados + 135 de pé + 1 condutor)
Nº de articulações 2
Construção da caixa Aço Inox / Aço Corten
Tara (kg) 30 875
PORTAS BODE
Nº x Largura útil (mm) 4 x 1 300
Tipo Basculante deslizamento exterior
Comando Electromecânico
SUSPENSÃO
Primária (Bogies motores/portantes) Megi - Chevron / “Clouth”
Secundária (Bogies motores/portantes) Molas helicoidais + Amortecedor hidráulico
FRENAGEM KNORR/SIEMENS
De Serviço Electrodinâmica c/ Recuperação de Energia
De Emergência Electrodinâmica (A e B)+Hidráulica (C)
De Perigo Electrodinâmica (A e B) + Hidráulica (C) + Electromagnética (A e B) ao carril
De Paragem Hidráulica com acumulador de mola (nível 1)
De Parque Hidráulica com acumulador de mola (nível 2)
BOGIES MOTORES / PORTANTES DUEWAG
Quantidade 2 / 1
Bitola (mm) 900
Diâm. Rodas máx. / mín. (mm) 590 / 510
Peso (kg) 4 160 / 2 100
Massa não suspensa (kg) 1 300
Distância entre eixos (mm) 1800 / 1700
MOTORES DE TRACÇÃO SIEMENS
Tipo 1TB1616 - Assíncrono Trifásico
Nº de polos 6
Nº de unidades 4
Pot.cont. / horária (kW) 95 / 115
Peso (kg) 385
Rotação máxima (r.p.m.) 1 375
Binário (Nm) 660
Rendimento (contínuo) (%) 93,1
Classe de isolamento F ( 150º C )
Ventilação Auto-ventilado
ALIMENTAÇÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA LINHA AÉREA DE CONTACTO
Captação de corrente Pantógrafo - Stemmann - Technik FB 80.56
Disjuntor principal Siemens 3WF8213
ELECTRÓNICA DE POTÊNCIA SIEMENS
Controlo de velocidade Ondulador de tensão (GTO com PWM)
SIST.INTEGRADO DE INFORMAÇÃO A BORDO IBIS
Sistema de som ELA
Registador de marcha residual HASLER
Máquina venda bilhetes KLÜSSENDORF
Gestão electrónica do veículo SIBAS - 16
EQUIPAMENTOS AUXILIARES
Areeiros Comando electropneumático
Ventilação-Cabina de condução (m³/h) 300 a 600
Alimentação circuitos auxiliares Conversor Estático + Baterias
Baterias Níquel/Cádmio
AR CONDICIONADO STONE IBÉRICA
Potência de refrigeração (kW) 46,5
Potência de aquecimento (kW) 32
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