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Segunda-feira, 23 de Abril de 2007
A ACTUALIDADE - A "Diáspora"

 

Esta Foto e as seguintes são de Eléctricos que foram comprados à Carris e agora circulam noutras cidades desse mundo fora.

Temos aqui o Carro 342, agora em Mar del Plata, Argentina...

 

... o 343, proveniente da série "Brill Boggies" "Salão" de 4 motores, também em Mar del Plata, Argentina...

 

Eis aqui um exemplar da série S. Luiz que a Carris vendeu para Detroit, nos EUA... Pois é, quem diria que a cidade-sede da Ford tinha lá este "chaço"...

 

Eis aqui o Carro 531, da série 508-531, em Whitehorse, Yukon, Canadá

 

Eis aqui um dos Carros da série "standard" 701-735, actualmente em serviço em A Coruña, Galiza, Espanha

 

... E este, também da mesma série, em serviço em Palma de Maiorca, Espanha.  

 

... e aqui o Carro 533, em Kochi, Japão 

 

 Finalmente, embora com profundas alterações estéticas na carroçaria, o carro 910, em Kochi, Japão

Conduzido por Visitante às 23:59
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22 comentários:
De Rodas de Viriato a 25 de Abril de 2007 às 23:47
Parabéns pelo óptimo trabalho realizado!
Força para o continuar a desenvolver.
Brevemente será uma referência ao nível dos eléctricos.
De Visitante a 26 de Abril de 2007 às 00:35
Obrigado pela tua visita.

O teu blog já foi adicionado aqui.

Um abraço
Visitante
De turbilha0 a 30 de Abril de 2007 às 01:33
Quem diria que foram precisos muitos anos para eu poder vêr num só lugar todos os tipos de Eléctricos que existiram...
E quem diria eu saber que muitos deles ainda "vivem"... Pensava eu que estavam todos em jardins e parques (ex: Oeiras, Jardim Zoológico, etc...) , transformados em bares, ATL ou ou divertimento de crianças...
Desde puto que gosto de elétricos e agora quase com 30 gostei muito das fotos e da informação.
Excelente site. Parabéns!
De Visitante a 30 de Abril de 2007 às 08:37
Obrigado pela tua visita, Turbilha0

Eu ainda consegui viajar na maior parte destes eléctricos, antes de serem abatidos.

Um abraço
Visitante
De turbilha0 a 30 de Abril de 2007 às 01:38
BTW: não sabia que havia Pingo Doce no Japão lololol
Por acaso lembro-me dos eléctricos com esta imagem do PD (circa 1980)
De Visitante a 30 de Abril de 2007 às 08:38
Desconheço as razões porque foi mantida a publicidade àquela cadeia de supermercados.

Talvez tenha a ver com alguma parceria/patrocínio, quem sabe?...

Visitante
De vicallacer a 27 de Junho de 2007 às 19:35

Só hoje cheguei aqui a este seu "Magnífico" sítio!

Excelente. Gostei imenso de passear aqui... e de matar saudades destas preciosidades.

Vou voltando de vez em quando...
Obrigado
Vitor
De Visitante a 28 de Junho de 2007 às 09:10
Olá, Vítor

Infelizmente, tenho tido pouca ocasião para pôr aqui mais fotos de eléctricos.

Para já, pus aqui todos os modelos (aliás, quase todos; faltaram os "eléctricos das obras", mais conhecidos por "zorras").

Tenho em mente colocar aqui fotografias de zonas de Lisboa onde antigamente o eléctrico circulava.

Um abraço
Visitante
De vicallacer a 28 de Junho de 2007 às 12:45
Os eléctricos são uma das minhas paixões, apesar de não ser, nem residir em Lisboa.

Obrigado por este espaço. Aqui só ontem vim... para grande surpresa e satisfação minha!

Quando criança (até porque fui baptizado na Igreja de Arroios), até aos meus 8/9 anos, quando me perguntavam o que queria ser, dizia sempre: condutor de eléctrico...

Parabéns pela ideia e pelos fabulosos conhecimentos que sobre este assunto, evidencia.

Permita-me que daqui lhe envie um amistoso abraço.

Vitor
De Rodas de Viriato a 25 de Outubro de 2007 às 21:25
Em relação à publicidade em eléctricos antigos que estão conservados fora de Portugal, tal deve-se a uma filosofia (de restauro/conservação) que defende que estes veículos devem circular com a decoração que lhes era característica.

João Bragança
De Patroa a 8 de Maio de 2008 às 13:03
Visitante, a sua paixão por eléctricos é contagiante, digo-lhe eu que também gosto muito deles. Que seria de Lisboa sem os seus "amarelos", mesmo pintados e ilustrados como o são agora. De tal modo que às vezes penso que vou apanhar uma "lata de coca-cola" até Belem!
Um abraço da

Maria Ventura
De Visitante a 9 de Maio de 2008 às 18:07
Rssss

Obrigado pelo seu comentário, Maria.

Beijinho
Visitante

(eh pá, tenho mesmo de actualizar esta coisa!... )
De TiBéu ( Isa) a 27 de Agosto de 2008 às 14:16
Fiquei deslumbrante com este blog, adorei e trouxe-me recordações. Obrigada por esta oportunidade. bj visitante visita-me. xau
De Visitante a 27 de Agosto de 2008 às 16:27
Olá, TiBéu

Tenho deixado este meu espaço um pouco ao "deus-dará", talvez porque o essencial (dar a conhecer todos os modelos de eléctricos que circularam - e circulam - por Lisboa) foi já escrito.

No entanto, ainda fervilha aqui nesta cabecinha duas ideias, que carecerão de tempo para serem executadas.

Mas estão cá.. e irão ser postas em prática...

Beijinho
Visitante
De Rui Pinto a 27 de Agosto de 2008 às 20:51
Olá á equipa deste blog.

Já conheço este blog á vários meses, e tenho recorrido algumas vezes para identificar as séries, e claro tem muita informação e fotografias, ora venho por este meio e como estou interessado em saber dados técnicos dos eléctricos da série 500 ( antigos ) e 700, queria vos perguntar se têm os mesmos e que me possam indicar.

Existe ou existia um pdf que fiz o download á muito tempo que dizia os dados técnicos mas já nao o tenho comigo, vocês têm e podem-me enviar?
geral@urban-bus.com
Grato
De Visitante a 27 de Agosto de 2008 às 22:06
Olá, Rui

"A equipa" sou eu, só RSSS...

Vali-me da informação que fui colhendo noutras fontes para a compilar aqui.

Mas não, infelizmente não disponho dos dados técnicos que tu pretendes.

Sugiro-te que contactes a Carris, através do seu site (http://www.carris.pt/index.php?area=contactos_informacoes)

Desculpa a pergunta, mas queria que me esclarecesses: estás a referir-te à série 500 "antigos" como sendo os eléctricos que circulam ACTUALMENTE (541-585)?

...ou às antigas séries 500-502; 503-507; 508-531; 532-535;536-551;552-571, todos eles abatidos, mas alguns dos quais em exposição no Museu da Carris?

É que estas últimas têm carros diferentes...

Cumprimentos
Visitante
De Rui Pinto a 27 de Agosto de 2008 às 22:10
Boas

Era só do 541-585,
De Visitante a 27 de Agosto de 2008 às 22:15
Mantenho o conselho, Rui: contacta a Carris.

Cumprimentos
Visitante
De Rui Pinto a 3 de Setembro de 2008 às 11:56
Olá Caro amigo, consegui descobrir esta informação num forum,

Ao que tudo indica são dados dos amarelos, aqueles que ainda fazem carreiras de hoje em dia

Lenght over dashes: 8.385 m
Width over panels: 2.378 m
Height over railhead: 3.190 m
Weight unladen: 10.73 t >truck and motors: 4.55 t
Maximum speed: 50 Km/h
Passenger capacity: >seats: 20 >standing: 38+1
De Visitante a 3 de Setembro de 2008 às 14:03
Deve ser isso mesmo.

Apenas quanto à velocidade máxima, 50 km/h, só? ... Não acredito, poiss estes motores são mais potentes do que os antigos...

Um abraço
Visitante
De Rui Pinto a 7 de Setembro de 2008 às 22:05
Boa Noite, e consegui mais estes dados num fórum dos eléctricos articulados.


CARROS ELÉCTRICOS ARTICULADOS

NÚMEROS DE FROTA 501 a 510 (Total 10)
ANO DE FABRICO 1994/1995


DATAS DE ENTRADA AO SERVIÇO
501 - 05/11/95 506 - 10/07/95
502 - 13/04/95 507 - 31/10/95
503 - 29/04/95 508 - 04/12/95
504 - 10/05/95 509 - 04/01/96
505 - 25/05/95 510 - 18/01/96


CARACTERÍSTICAS

CAIXA DUEWAG/CAF/SOREFAME
Comprimento total (mm) 24 020
Largura (mm) 2 400
Altura (mm) 3 430
Altura do piso (mm) 300/350/700
Lotação (6 Passag./m²) 201 (65 Sentados + 135 de pé + 1 condutor)
Nº de articulações 2
Construção da caixa Aço Inox / Aço Corten
Tara (kg) 30 875
PORTAS BODE
Nº x Largura útil (mm) 4 x 1 300
Tipo Basculante deslizamento exterior
Comando Electromecânico
SUSPENSÃO
Primária (Bogies motores/portantes) Megi - Chevron / “Clouth”
Secundária (Bogies motores/portantes) Molas helicoidais + Amortecedor hidráulico
FRENAGEM KNORR/SIEMENS
De Serviço Electrodinâmica c/ Recuperação de Energia
De Emergência Electrodinâmica (A e B)+Hidráulica (C)

De Perigo Electrodinâmica (A e B) + Hidráulica (C) + Electromagnética (A e B) ao carril
De Paragem Hidráulica com acumulador de mola (nível 1)
De Parque Hidráulica com acumulador de mola (nível 2)
BOGIES MOTORES / PORTANTES DUEWAG
Quantidade 2 / 1
Bitola (mm) 900
Diâm. Rodas máx. / mín. (mm) 590 / 510
Peso (kg) 4 160 / 2 100
Massa não suspensa (kg) 1 300
Distância entre eixos (mm) 1800 / 1700



MOTORES DE TRACÇÃO SIEMENS
Tipo 1TB1616 - Assíncrono Trifásico
Nº de polos 6
Nº de unidades 4
Pot.cont. / horária (kW) 95 / 115
Peso (kg) 385
Rotação máxima (r.p.m.) 1 375
Binário (Nm) 660
Rendimento (contínuo) (%) 93,1
Classe de isolamento F ( 150º C )
Ventilação Auto-ventilado
ALIMENTAÇÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA LINHA AÉREA DE CONTACTO
Captação de corrente Pantógrafo - Stemmann - Technik FB 80.56
Disjuntor principal Siemens 3WF8213
ELECTRÓNICA DE POTÊNCIA SIEMENS
Controlo de velocidade Ondulador de tensão (GTO com PWM)
SIST.INTEGRADO DE INFORMAÇÃO A BORDO IBIS
Sistema de som ELA
Registador de marcha residual HASLER
Máquina venda bilhetes KLÜSSENDORF
Gestão electrónica do veículo SIBAS - 16
EQUIPAMENTOS AUXILIARES
Areeiros Comando electropneumático
Ventilação-Cabina de condução (m³/h) 300 a 600
Alimentação circuitos auxiliares Conversor Estático + Baterias
Baterias Níquel/Cádmio
AR CONDICIONADO STONE IBÉRICA
Potência de refrigeração (kW) 46,5
Potência de aquecimento (kW) 32

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