Esta Foto e as seguintes são de Eléctricos que foram comprados à Carris e agora circulam noutras cidades desse mundo fora.
Temos aqui o Carro 342, agora em Mar del Plata, Argentina...
... o 343, proveniente da série "Brill Boggies" "Salão" de 4 motores, também em Mar del Plata, Argentina...
Eis aqui um exemplar da série S. Luiz que a Carris vendeu para Detroit, nos EUA... Pois é, quem diria que a cidade-sede da Ford tinha lá este "chaço"...
Eis aqui o Carro 531, da série 508-531, em Whitehorse, Yukon, Canadá
Eis aqui um dos Carros da série "standard" 701-735, actualmente em serviço em A Coruña, Galiza, Espanha
... E este, também da mesma série, em serviço em Palma de Maiorca, Espanha.
... e aqui o Carro 533, em Kochi, Japão
Finalmente, embora com profundas alterações estéticas na carroçaria, o carro 910, em Kochi, Japão
Parabéns pelo óptimo trabalho realizado!
Força para o continuar a desenvolver.
Brevemente será uma referência ao nível dos eléctricos.
Obrigado pela tua visita.
O teu blog já foi adicionado aqui.
Um abraço
Visitante
De turbilha0 a 30 de Abril de 2007 às 01:33
Quem diria que foram precisos muitos anos para eu poder vêr num só lugar todos os tipos de Eléctricos que existiram...
E quem diria eu saber que muitos deles ainda "vivem"... Pensava eu que estavam todos em jardins e parques (ex: Oeiras, Jardim Zoológico, etc...) , transformados em bares, ATL ou ou divertimento de crianças...
Desde puto que gosto de elétricos e agora quase com 30 gostei muito das fotos e da informação.
Excelente site. Parabéns!
Obrigado pela tua visita, Turbilha0
Eu ainda consegui viajar na maior parte destes eléctricos, antes de serem abatidos.
Um abraço
Visitante
De turbilha0 a 30 de Abril de 2007 às 01:38
BTW: não sabia que havia Pingo Doce no Japão lololol
Por acaso lembro-me dos eléctricos com esta imagem do PD (circa 1980)
Desconheço as razões porque foi mantida a publicidade àquela cadeia de supermercados.
Talvez tenha a ver com alguma parceria/patrocínio, quem sabe?...
Visitante
De vicallacer a 27 de Junho de 2007 às 19:35
Só hoje cheguei aqui a este seu "Magnífico" sítio!
Excelente. Gostei imenso de passear aqui... e de matar saudades destas preciosidades.
Vou voltando de vez em quando...
Obrigado
Vitor
Olá, Vítor
Infelizmente, tenho tido pouca ocasião para pôr aqui mais fotos de eléctricos.
Para já, pus aqui todos os modelos (aliás, quase todos; faltaram os "eléctricos das obras", mais conhecidos por "zorras").
Tenho em mente colocar aqui fotografias de zonas de Lisboa onde antigamente o eléctrico circulava.
Um abraço
Visitante
De vicallacer a 28 de Junho de 2007 às 12:45
Os eléctricos são uma das minhas paixões, apesar de não ser, nem residir em Lisboa.
Obrigado por este espaço. Aqui só ontem vim... para grande surpresa e satisfação minha!
Quando criança (até porque fui baptizado na Igreja de Arroios), até aos meus 8/9 anos, quando me perguntavam o que queria ser, dizia sempre: condutor de eléctrico...
Parabéns pela ideia e pelos fabulosos conhecimentos que sobre este assunto, evidencia.
Permita-me que daqui lhe envie um amistoso abraço.
Vitor
Em relação à publicidade em eléctricos antigos que estão conservados fora de Portugal, tal deve-se a uma filosofia (de restauro/conservação) que defende que estes veículos devem circular com a decoração que lhes era característica.
João Bragança
De Patroa a 8 de Maio de 2008 às 13:03
Visitante, a sua paixão por eléctricos é contagiante, digo-lhe eu que também gosto muito deles. Que seria de Lisboa sem os seus "amarelos", mesmo pintados e ilustrados como o são agora. De tal modo que às vezes penso que vou apanhar uma "lata de coca-cola" até Belem!
Um abraço da
Maria Ventura
Rssss
Obrigado pelo seu comentário, Maria.
Beijinho
Visitante
(eh pá, tenho mesmo de actualizar esta coisa!... )
Fiquei deslumbrante com este blog, adorei e trouxe-me recordações. Obrigada por esta oportunidade. bj visitante visita-me. xau
Olá, TiBéu
Tenho deixado este meu espaço um pouco ao "deus-dará", talvez porque o essencial (dar a conhecer todos os modelos de eléctricos que circularam - e circulam - por Lisboa) foi já escrito.
No entanto, ainda fervilha aqui nesta cabecinha duas ideias, que carecerão de tempo para serem executadas.
Mas estão cá.. e irão ser postas em prática...
Beijinho
Visitante
Olá á equipa deste blog.
Já conheço este blog á vários meses, e tenho recorrido algumas vezes para identificar as séries, e claro tem muita informação e fotografias, ora venho por este meio e como estou interessado em saber dados técnicos dos eléctricos da série 500 ( antigos ) e 700, queria vos perguntar se têm os mesmos e que me possam indicar.
Existe ou existia um pdf que fiz o download á muito tempo que dizia os dados técnicos mas já nao o tenho comigo, vocês têm e podem-me enviar?
geral@urban-bus.com
Grato
Olá, Rui
"A equipa" sou eu, só RSSS...
Vali-me da informação que fui colhendo noutras fontes para a compilar aqui.
Mas não, infelizmente não disponho dos dados técnicos que tu pretendes.
Sugiro-te que contactes a Carris, através do seu site (http://www.carris.pt/index.php?area=contactos_informacoes)
Desculpa a pergunta, mas queria que me esclarecesses: estás a referir-te à série 500 "antigos" como sendo os eléctricos que circulam ACTUALMENTE (541-585)?
...ou às antigas séries 500-502; 503-507; 508-531; 532-535;536-551;552-571, todos eles abatidos, mas alguns dos quais em exposição no Museu da Carris?
É que estas últimas têm carros diferentes...
Cumprimentos
Visitante
Boas
Era só do 541-585,
Mantenho o conselho, Rui: contacta a Carris.
Cumprimentos
Visitante
De
Rui Pinto a 3 de Setembro de 2008 às 11:56
Olá Caro amigo, consegui descobrir esta informação num forum,
Ao que tudo indica são dados dos amarelos, aqueles que ainda fazem carreiras de hoje em dia
Lenght over dashes: 8.385 m
Width over panels: 2.378 m
Height over railhead: 3.190 m
Weight unladen: 10.73 t >truck and motors: 4.55 t
Maximum speed: 50 Km/h
Passenger capacity: >seats: 20 >standing: 38+1
De
Visitante a 3 de Setembro de 2008 às 14:03
Deve ser isso mesmo.
Apenas quanto à velocidade máxima, 50 km/h, só? ... Não acredito, poiss estes motores são mais potentes do que os antigos...
Um abraço
Visitante
De
Rui Pinto a 7 de Setembro de 2008 às 22:05
Boa Noite, e consegui mais estes dados num fórum dos eléctricos articulados.
CARROS ELÉCTRICOS ARTICULADOS
NÚMEROS DE FROTA 501 a 510 (Total 10)
ANO DE FABRICO 1994/1995
DATAS DE ENTRADA AO SERVIÇO
501 - 05/11/95 506 - 10/07/95
502 - 13/04/95 507 - 31/10/95
503 - 29/04/95 508 - 04/12/95
504 - 10/05/95 509 - 04/01/96
505 - 25/05/95 510 - 18/01/96
CARACTERÍSTICAS
CAIXA DUEWAG/CAF/SOREFAME
Comprimento total (mm) 24 020
Largura (mm) 2 400
Altura (mm) 3 430
Altura do piso (mm) 300/350/700
Lotação (6 Passag./m²) 201 (65 Sentados + 135 de pé + 1 condutor)
Nº de articulações 2
Construção da caixa Aço Inox / Aço Corten
Tara (kg) 30 875
PORTAS BODE
Nº x Largura útil (mm) 4 x 1 300
Tipo Basculante deslizamento exterior
Comando Electromecânico
SUSPENSÃO
Primária (Bogies motores/portantes) Megi - Chevron / “Clouth”
Secundária (Bogies motores/portantes) Molas helicoidais + Amortecedor hidráulico
FRENAGEM KNORR/SIEMENS
De Serviço Electrodinâmica c/ Recuperação de Energia
De Emergência Electrodinâmica (A e B)+Hidráulica (C)
De Perigo Electrodinâmica (A e B) + Hidráulica (C) + Electromagnética (A e B) ao carril
De Paragem Hidráulica com acumulador de mola (nível 1)
De Parque Hidráulica com acumulador de mola (nível 2)
BOGIES MOTORES / PORTANTES DUEWAG
Quantidade 2 / 1
Bitola (mm) 900
Diâm. Rodas máx. / mín. (mm) 590 / 510
Peso (kg) 4 160 / 2 100
Massa não suspensa (kg) 1 300
Distância entre eixos (mm) 1800 / 1700
MOTORES DE TRACÇÃO SIEMENS
Tipo 1TB1616 - Assíncrono Trifásico
Nº de polos 6
Nº de unidades 4
Pot.cont. / horária (kW) 95 / 115
Peso (kg) 385
Rotação máxima (r.p.m.) 1 375
Binário (Nm) 660
Rendimento (contínuo) (%) 93,1
Classe de isolamento F ( 150º C )
Ventilação Auto-ventilado
ALIMENTAÇÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA LINHA AÉREA DE CONTACTO
Captação de corrente Pantógrafo - Stemmann - Technik FB 80.56
Disjuntor principal Siemens 3WF8213
ELECTRÓNICA DE POTÊNCIA SIEMENS
Controlo de velocidade Ondulador de tensão (GTO com PWM)
SIST.INTEGRADO DE INFORMAÇÃO A BORDO IBIS
Sistema de som ELA
Registador de marcha residual HASLER
Máquina venda bilhetes KLÜSSENDORF
Gestão electrónica do veículo SIBAS - 16
EQUIPAMENTOS AUXILIARES
Areeiros Comando electropneumático
Ventilação-Cabina de condução (m³/h) 300 a 600
Alimentação circuitos auxiliares Conversor Estático + Baterias
Baterias Níquel/Cádmio
AR CONDICIONADO STONE IBÉRICA
Potência de refrigeração (kW) 46,5
Potência de aquecimento (kW) 32
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