Uma página sobre o eléctrico, de hoje e de ontem...
.Quem Tem Viajado

contadores web
   
.Mais sobre mim
.Pesquisar neste blog
 
.Posts recentes

CARREIRA Nº 28 - MARTIM M...

CARREIRA Nº 28 - GRAÇA - ...

CARREIRA Nº 28 - RUA DA C...

CARREIRA Nº 27 - CAMPOLID...

CARREIRA Nº 25 - R. ALFÂN...

CARREIRA Nº 25 / 26 - EST...

CARREIRA Nº 25 / 26 - EST...

CARREIRA Nº 24 - CARMO - ...

CARREIRA Nº 22 / 23 - S. ...

CARREIRA Nº 22 / 23 - S. ...

.Outras carreiras
Tags

todas as tags

.Arquivos

Maio 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Agosto 2009

Julho 2009

Maio 2009

Fevereiro 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Abril 2007

blogs SAPO
subscrever feeds
Quem Viaja
online
Domingo, 19 de Julho de 2009
CARREIRA Nº 8 - MARTIM MONIZ - AREEIRO

 

 

 

Esta carreira, inaugurada em 1902,  teve, a exemplo de várias outras, algumas variantes:

 

Rossio - Areeiro (1902)

Caminhos de Ferro - Areeiro (1904)

Rossio - Areeiro (1920)

Martim Moniz - Areeiro (desde 1947)

 

Foi suprimida em 1972.

  

Percurso: Largo Martim Moniz, Rua da Palma, Av. Almirante Reis, Praça do Chile, Av. Almirante Reis, Praça do Areeiro (Actual Praça Dr. Francisco  Sá Carneiro).

 

Os locais:

 

Terminal do Largo Martim Moniz, antes das demolições ...

 

... e depois das demolições (finais dos anos 60) 

 

Rua da Palma, cruzamento com a Rua de S. Lázaro

 

Rua da Palma, zona do Largo do Intendente Pina Manique

 

Av. Almirante Reis, cruzamento com a Rua dos Anjos 

 

Um aspecto da mesma zona, uns anos antes... 

 

Av. Almirante Reis, cruzamento com a Rua Febo Moniz 

 

Praça do Chile

 

Av. Almirante Reis, junto à Rua Eduardo Brazão

 

Alameda D. Afonso Henriques 

 

Av. Almirante Reis, junto à Praça João do Rio

 

O mesmo local, visto de outra perspectiva 

 

Av, Almirante Reis, desembocando na Praça do Areeiro

 

... onde ficava o terminal, junto a  este terreno ainda vazio... 

 

... mas onde iria ser construído, e ainda hoje se vê, um dos edifícios mais emblemáticos da zona das Avenidas Novas. 

 

 Todas as fotos DR

Conduzido por Visitante às 21:56
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|
5 comentários:
De Ricardo Moreira a 20 de Julho de 2009 às 16:48
Curiosa aquela foto da Almirante Reis com separador central arborizado. Nunca tinha visto e não fazia a mínima ideia de que essa avenida alguma vez o tivesse tido.
De Visitante a 21 de Julho de 2009 às 14:00
Olá, Ricardo

Tempos que já lá vão...

Outras ruas e outras avenidas também tiveram este tipo de separador central. Estou a lembrar-me, por exemplo da Av. Fontes Pereira de Melo.

Um abraço e apareça sempre, será bem vindo.

Visitante






De lcfilipe a 25 de Agosto de 2009 às 00:02
A carreira 8 não acabou em 1972, acabou em 1970. A data de 1972 é um erro que tem vindo a ser copiado de uns sítios para os outros sem nunca ninguém se ter dado ao trabalho de ir verificar às fontes qual a data efectiva.
O início das obras de construção do metro, em 1969, levou a uma série de alterações na circulação dos eléctricos e no Verão de 1970 (30 de Agosto) foi interrompida a Avenida Almirante Reis acima a Alameda. Nessa altura o eléctrico 8 foi suprimido, tendo o autocarro 8 sido prolongado ao Martim Moniz para compensar. Ainda não consegui apurar se a supressão foi supostamente provisória ou definitiva, mas o facto é que o eléctrico 8 nunca voltou a aparecer...
De Visitante a 25 de Agosto de 2009 às 09:14
Creio que a supressão foi anunciada a título definitivo, sem o recurso a "desculpas" como aconteceu noutros casos.

Visitante
De António Matos a 9 de Março de 2013 às 23:45
A carreira 8 é anterior à construção da Praça do Areeiro. Onde era o terminal nesta época, alguém sabo?
ABR

Comentar post